Como já falamos aqui no blog, a telemedicina tem ganhado cada vez mais espaço e é um tema debatido há tempos. Com a pandemia, essa discussão tornou-se ainda mais necessária e sua regulamentação foi aprovada em 2022 pelo Conselho Federal de Medicina.
Diante disso, o profissional de saúde que desejar adicionar essa opção na jornada de seu paciente precisa estar preparado com sua gestão de clínica. Isso inclui itens que suportam esse formato, com um fluxo online que vai do atendimento ao acompanhamento e relacionamento depois da consulta ou término do tratamento. Dentro desse universo, as opções de meios de pagamento para clínicas são fundamentais, com alternativas que viabilizem que o paciente pague remotamente, como pix, QR Code, transferência, etc.
Telemonitoramento
O telemonitoramento é outro recurso da medicina digital que merece atenção. É um serviço dentro da telemedicina que tem a função de acompanhar, à distância, o estado do paciente e a evolução de seu tratamento. Isso é feito por telefonemas ou sistemas online, com o uso das videochamadas, podendo ser muito útil para tratar pacientes que precisam de acompanhamento de saúde, como idosos, diabéticos ou pessoas com algum tipo de transtorno mental.
Por meio do telemonitoramento, os médicos podem receber atualizações sobre a saúde do paciente a partir do uso de equipamentos e, no caso de alguma alteração no quadro clínico, rapidamente entrar em contato e tomar a melhor decisão.
Dentre esses equipamentos estão os wearables (dispositivos que podem ser vestidos, como uma pulseira) e os relógios inteligentes, que podem monitorar indicadores de saúde, como: glicose, batimentos cardíacos, temperatura do corpo e pressão arterial. Ainda, permitem rastrear a localização de pessoas com necessidades especiais.
Estruture sua operação de telemedicina
Contar com tecnologias que te apoiem é fundamental para trabalhar com medicina digital e os pontos que a envolvem, como a gestão de prontuário eletrônico. Isso também inclui sua gestão financeira e meios de pagamento para clínicas, que precisam estar aptos a atuar com telemedicina e seus desdobramentos, como o telemonitoramento.
Afinal, além de facilitar processos de gestão de clínica, quando mais simplificar sua operação mais tempo você terá para aprimorar desenvolver seu negócio e carreira. Por isso, busque no mercado tecnologias e parceiros que se encaixam nesse universo digital.
Tenha parceiros adequados
Desenvolvida para atender necessidades do setor médico, a Medbanking trabalha para apoiar os profissionais de saúde na gestão financeira de seus negócios – trazendo novas possibilidades de fidelização, captura de clientes e facilidade de pagamento, entre outras soluções.. Totalmente digital, oferece uma plataforma que concentra todas as operações financeiras em um só lugar, as melhores taxas e diversas opções de meios de pagamento para os pacientes, como boleto, TED, pix e QR code. Assim, é uma grande aliada para o teleatendimento e seus desdobramentos.
Ainda, disponibiliza uma calculadora inteligente para a cobrança de procedimentos, entregando o melhor sistema de gestão de clínica.