Recentemente falamos aqui sobre a importância da gestão da qualidade em saúde e a necessidade de aplicá-la em determinado momento do negócio. Também vimos que há muitas ferramentas que podem apoiar nessa gestão e no dia a dia da administração do negócio.
Hoje seguiremos nesse caminho falando sobre um outro olhar entregue por uma metodologia muito usada e conhecida no mundo dos negócios, a análise SWOT. Esse é mais um passo que também te apoiará com a satisfação do paciente.
O que é a análise SWOT
A análise SWOT é uma ferramenta que permite entender o cenário competitivo de um negócio no mercado em que atua. É poderosa por permitir um exame completo que pode ser feito por empresas de qualquer porte e ramo, ajudando inclusive na gestão de clínicas.
Ela se baseia no estudo das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças a uma empresa, determinado contexto, produto, etc. Seu nome, inclusive, vem desse olhar: uma sigla para Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). No Brasil, também é chamada de análise FOFA, tradução da sigla.
Como aplicar
Para sua aplicação, a análise SWOT considera que toda empresa (ou o que é analisado) tem forças e fraquezas. Além disso, que também encontra ameaças e oportunidades no contexto em que está inserida. Com isso, olha para os pontos internos e externos.
Para executá-la, é preciso estudar cada um desses elementos. Saiba mais sobre eles:
- Forças: são os pontos fortes de sua clínica, aquilo em que se destaca e itens que estão sob seu controle. Exemplo: portfólio, atendimento, estrutura física.
- Fraquezas: são os pontos fracos, o que se destaca negativamente e que, apesar de estar sob seu controle, traz desvantagens (pontos de melhoria e vulnerabilidade). Exemplo: dificuldade de acesso, poucos profissionais e equipamentos, falta de pós-atendimento, e poucas opções de meios de pagamento para clínicas.
- Oportunidades: são fatos que você não controla, mas pode aproveitar. Ou seja, brechas externas que podem ser capitalizadas de alguma forma. Exemplo: gaps de entrega de sua concorrência, tendências de mercado, tecnologias inovadoras que otimizam processos e parceiros que apoiam melhorias em sua operação.
- Ameaças: fatores externos e completamente fora do seu controle, com potencial de impactar negativamente e prejudicar o seu negócio. Exemplos: surgimento de um novo concorrente (com portfolio melhor que o seu e com foco no mesmo público), aumento de tributos e valores de insumos, tendências de consumo que afastem seus clientes e crises em parceiros.
Matriz SWOT
Depois de olhar com cautela e estudar todos os pontos, é hora de montar a matriz da SWOT. Procure fazê-la o mais objetiva possível, elencando apenas os principais pontos relativos de cada quadrante.
Veja um exemplo:
Benefícios da Análise SWOT
Os benefícios são muitos, pois demanda um olhar aprofundado no negócio e seu cenário para identificar e listar os quatro pontos que a compõe. Antes de chegar à matriz, é preciso mergulhar nesse entendimento.
Assim, dentre os benefícios estão pontos como: gerar ideias para solucionar problemas e gargalos na operação da gestão de clínicas, ajuda na tomada de decisão, identificação de melhorias nos produtos e serviços, mapeamento da posição estratégica do negócio, ajuda na priorização de tarefas e a mapear tendências para incrementar sua oferta. Tudo isso otimiza seu negócio, melhora a satisfação do paciente e, consequentemente, seus resultados.
Como podemos te ajudar
Eliminar fraquezas e aumentar pontos fortes é uma das possibilidades de evolução com base em uma análise SWOT. Em tempos de busca por agilidade e eficiência, contar com um parceiro adequado é, sem dúvida, um passo para isso.
A Medbanking foi desenvolvida para isso, atendendo as necessidades do setor médico. Assim, trabalha para apoiar os profissionais de saúde na gestão financeira de seus negócios. Dentre inúmeros recursos, viabiliza diversas opções de meios de pagamento para clínicas, como pix, boleto, QR code e muito mais. Isso fortalece a acessibilidade ao seu portfólio, aumentando seus pontos fortes.
Saiba mais. Fale conosco.